Foto: Paulo Teotônio
"Querido leitor, pegar foto sem autorização é crime!" - José Roberto Comodo.
Hoje no segundo dia da Semana de Fotografia aqui em São Caetano do Sul, a vez foi do Fotógrafo e também advogado José Roberto Comodo, trazendo a nós um assunto que, ao meu ver, todos os fotógrafos ou pelo menos os que se dizem fotógrafos, deveriam estar por dentro que é, a questão dos Direitos Autorais sobre as obras (fotografias).
Com base na lei 9.610 do ano de 1998, Comodo foi mostrando e detalhando cada situação que nós fotógrafos sofremos quase que diariamente destacando a lei dos direitos MORAIS e PATRIMONIAIS.
De um jeito bem descontraído, Comodo foi nos explicando cada situação que passamos e como deveríamos nos comportar perante elas usando sempre como base a lei. Uma cituação que Comodo nos trouxe que é bem atual, são aquelas empresas de fotografia que chegam nos formandos e dizem que não poderá ter mais nenhum fotógrafo exceto os da empresa fotografando na formatura, e ai? O que dizer? Pois bem meu caro, se o pessoal da empresa achar na lei a proibição de um outro fotógrafo na sua festa de formatura bem, senão, fotografe a vontade pois não existe nenhuma norma ou lei dizendo o contrário.
Muitos acham que pegando a sua imagem e não creditando não encontrarão nenhum problema, de fato, se você não tiver feito nenhum contrato vai ficar meio difícil, mas, é obrigatório por LEI aqueles que usarem suas fotos, ainda que com sua permissão, colocarem os créditos pois, se não colocarem, é bem possível que isso irá render uma boa conversa na justiça.
Concluindo, temos que aprender que não vendemos ou postamos apenas uma foto, nós vendemos ou transmitimos o nosso olhar, a nossa alma.
"O que falta na sociedade é respeitar o fotógrafo e os direitos que ele tem sobre sua obra". José Roberto Comodo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário