Foto: Paulo Teotônio
"Não existe modelo ruim, existe fotógrafo que não sabe dirigir." - Danilo Russo.
E a semana da fotografia vai seguindo e nos apresentando surpresas que vão além de qualidades técnicas, mexendo com o interior e a alma do fotógrafo. A palestra de hoje foi ministrada por Danilo Russo, um fotógrafo especializado e facinado por direções de moda e retratos e que por sinal nos passou de uma forma bem diferente o que é necessário para se obter uma boa fotografia de moda ou um bom retrato.
Danilo nos disse que particularmente não usa nenhuma luz a não ser a luz do próprio sol, e nos revelou como se fotografa com o auxilio dessa grande fonte luminosa e que, por sinal, me despertou tal interesse em experimentar o esse método até mesmo para editorias em revistas ou retratos para clientes.
Indo agora para uma parte mais técnica, Russo apresentou algumas etapas que facilitam o nosso trabalho fazendo com que o nosso relacionamento com o cliente seja simples e objetivo, por exemplo, ter um planejamento para saber onde a foto será feita, como ela será feita a partir disso pegar as ideias que até então estão num papel e passar para a fotografia. Lendo assim parece ser tão simples né? É ai que a surpresa vem. A fotografia de moda ou retrato exige mais do que as simples técnicas, exige do fotógrafo uma postura além de montar uma iluminação perfeita ou fotometrar o ou a modelo, exige a sensibilidade do fotógrafo captar expressões que informam de certa maneira o que o cliente precisa. Russo diz que na questão da iluminação, gosta de luzes, isso em estúdio, bem suaves para que se tenha uma leitura por completo da obra sem perder sua originalidade e além disso ele também deu algumas dicas sobre fundos e objetivas adequadas para fotografar esse tipo de trabalho além de dar dicas muito simples porém muito eficazes.
O ensinamento que levo comigo de hoje em diante é que para fazer um editorial onde tem a presença de um ou de uma modelo, ou então um retraro que seja, é necessário obter sentimentos através do olhar do fotografado, através da expressão, pois isso faz toda a diferença no final de todo o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário